Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resistência a metais pesados, antimicrobianos e formação de biofilme em cepas de Escherichia coli isoladas em praias de São Luís - Maranhão / Resistance to heavy metals, antimicrobial and biofilm formation in Escherichia coli isolated from beaches of São Luis, Maranhão, Brazil

Barros, André Luiz Raposo; Leite, Márcio Fernandes Alves; Luiz, Ronildson Lima; Pinheiro, Nathalia Cunha Almeida; Carmo, Monique Santos do; Moraes, Flávio Henrique Reis; Figueiredo, Patrícia de Maria Silva.
Rev. patol. trop ; 43(3): 277-289, 2014. ilus, mapas
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-836276
A cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, possui um sistema ineficiente de tratamento de seus efluentes e boa parte deles é lançada nos rios ou diretamente nas praias. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de resistência aos metais pesados de 39 cepas de E.coli, isoladas da água de praias da cidade, além de sua suscetibilidade a antibióticos e sua capacidade de produzir biofilme. A análise da resistência aos metais pesados foi realizada pelo método de diluições sucessivas nas concentrações de 1 a 16mM.O teste de sensibilidade, ou antibiograma, foi executado pelo método de difusão em disco, utilizando-se os seguintes antibióticos Aztreonam, Imipenem, Cefalotina, Ampicilina/Sulbactam, Gentamicina, Ampicilina, Cefuroxima sódica, Amoxicilina, Piperacilina+Tazobactam (TZP), Trimetoprim-Sulfametoxazol (SXT) e Amoxicilina+Ácido Clavulânico (AMC). Para detecção de biofilme nas cepas de E. coli, foram utilizadas as técnicas de Ágar Vermelho Congo (AVC) e Espectrofotometria (ESP). Os resultados mostraram 2 cepas tolerantes a concentrações de Hg a 1mM, 9 cepas resistentes ao Cu e Cd a 4mM e 12 ao Ni a 4mM. O exame de susceptibilidade aos antibióticos mostrou os seguintes percentuais de resistência das amostras 15 por cento a ATM, 95 por cento a KF, 85 por cento a ASB, 85 por cento a CN, 87 por cento a AMP, 13 por cento a CXM, 5 por cento a TZP, 74 por cento a SXT e 18 por cento a AMC. Quanto à produção de biofilme, 20 por cento apresentaram elevada produção, 36 por cento fraca produção e 44 por cento não produziram. Pela técnica de espectrofotometria, somente 1 cepa (2,5 por cento) revelou-se produtora moderada de biofilme, 5 (12,5 por cento) foram classificadas como não produtoras e as demais, 34 (85 por cento), como fracas produtoras. A presença de bactérias com múltiplos perfis de resistência nas praias de São Luís pode representar riscos para a saúde pública e causar alterações diretas na ecologia das comunidades de micro-organismos marinhos.
Biblioteca responsável: BR15.1