Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Como o enfermeiro líder se comunica no hospital: uma análise das práticas discursivas / Como el enfermero líder se comunica en el hospital: una análisis de las prácticas discursivas / How leader nurse communicates in a hospital: an analysis of discursive practices

Faria, Camila Cortez de; Santos, Mayra Cristina Martins dos; Luz, Nadia Carolline; Pereira, Laiane de Fátima; Lima, Rogério Silva; Haddad, Jerusa Gomes Vasconcelos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 152-158, jan.-mar. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836320

Objetivo:

compreender como os enfermeiros percebem a comunicação no exercício da liderança.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo com corte transversal. Foram entrevistados 13 enfermeiros assistenciais de uma instituição hospitalar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista, com uso de roteiro semiestruturado. Para organização e análise dos dados utilizou-se o referencial teórico-metodológico da análise das práticas discursivas. O estudo recebeu parecer favorável pelo Comitê de Ética e Pesquisa (Parecer nº476.254).

Resultados:

O uso da comunicação na liderança do enfermeiro é importante na condução da equipe, porém apresentou uma perspectiva unidirecional, mantendo a relação líder/subordinado.

Conclusão:

A comunicação se configura, predominantemente, como processo hierárquico, unidirecional, pouco aberto à dialogicidade e voltado para manutenção da ordem do trabalho no hospital, reproduzindo os pressupostos da administração clássica e pautada na divisão técnica e social da profissão.
Biblioteca responsável: BR1208.1