Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de mulheres acerca da violência vivenciada / Percepción de mujeres acerca de la violencia vivida / The women’s perception on the violence experienced

Santos, Dherick Fraga; Castro, Denise Silveira de; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Albuquerque Neto, Leônidas; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Leite, Franciéle Marabotti Costa.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 193-199, jan.-mar. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836326

Objetivo:

analisar a percepção de mulheres acerca da violência vivenciada.

Método:

Estudo qualitativo. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados através da modalidade de Análise de Conteúdo.

Resultado:

A partir da análise dos relatos das 14 mulheres participantes do estudo foram identificadas 04 categorias temáticas. Sendo que 34,8% dos relatos se enquadram na categoria Percepção e sentimentos acerca da violência; 26,1% apresentaram relatos na categoria Percepção dos motivos da vivência da violência e na categoria Cessação da liberdade; e 13,0% na categoria Reflexo da violência sobre a saúde.

Conclusão:

Emerge a necessidade de políticas e ações que apoiem e contribuam para que as mulheres se desvencilhem da violência, bem como o fortalecimento das redes de apoio intersetoriais, já que a violência acarreta inúmeros problemas não apenas de caráter socioeconômico, mas também gera danos à saúde de suas vítimas.
Biblioteca responsável: BR1208.1