Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem da atenção básica à saúde / Prevalencia del Síndrome de Burnout en profesionales de enfermería de atención de la salud básica / Prevalence of Burnout Syndrome in nursing professionals of basic health care

Merces, Magno Conceição das; Lopes, Rúbia Almeida; Silva, Douglas de Souza e; Oliveira, Daniela Sousa; Lua, Iracema; Mattos, Amália Ivine Santana; D’Oliveira Júnior, Argemiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 208-214, jan.-mar. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836328

Objetivo:

estimar a prevalência da Síndrome de Burnout entre profissionais de enfermagem da Atenção Básica à Saúde de um município do sudoeste baiano.

Método:

Estudo de corte transversal, realizado com 60 profissionais de enfermagem da Atenção Básica. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e laboral, e o Maslach Burnout Inventory. Os dados foram tabulados no SPSS versão 22.0 e analisados segundo estatística descritiva.

Resultados:

A prevalência de Síndrome de Burnout foi de 58,3%, de acordo os critérios de Grunfeld et al., e de 16,7% segundo Ramirez et al. Encontraram-se altos níveis na dimensão despersonalização (48,3%) e baixa realização profissional (56,6%). A prevalência da Síndrome de Burnout na população estudada foi alta, assim como foi alto o índice de predisposição para desenvolver esta síndrome.

Conclusões:

O estudo apontou a necessidade de implementação de medidas preventivas e interventivas para garantir um ambiente de trabalho benéfico e promissor de saúde.
Biblioteca responsável: BR1208.1