Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado à mulher no contexto da maternidade: caminhos e desafios para a humanização / El cuidado de las mujeres en el contexto de la maternidad: caminos y desafíos de humanizar / The care of women in the context of maternity: challenges and ways to humanize

Dodou, Hilana Dayana; Rodrigues, Dafne Paiva; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 222-230, jan.-mar. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836330

Objetivo:

conhecer a percepção de puérperas acerca da atenção recebida durante a internação em uma maternidade pública.

Método:

Estudo descritivo, realizado em um hospital público de nível secundário de Fortaleza/Ceará. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada a 20 puérperas, e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

As mulheres, em sua maioria, perceberam a atenção recebida como de qualidade, fácil acesso e humanizada, além de enfatizarem o acolhimento e o bom relacionamento com a equipe de saúde. Porém, dificuldades também foram evidenciadas, como a falta de acompanhamento da equipe de saúde durante o trabalho de parto, a ausência de informações e o comportamento indelicado e insensível de alguns profissionais.

Conclusão:

O estudo estimula reflexão e debate entre profissionais e gestores, aponta fragilidades e potencialidades e indica desafios a serem seguidos com vistas a melhorar a assistência à mulher nas maternidades.
Biblioteca responsável: BR1208.1