Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de Burnout em profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência / Síndrome de Burnout en profesionales del servicio móvil de urgencia / Burnout Syndrome in urgency mobile service professionals

Luz, Laiana Maria; Torres, Rhanna Ravena Barbosa; Sarmento, Karen Mickaele Vale de Queiroga; Sales, Joana Maria Rocha; Farias, Karliana Nascimento; Marques, Marilia Braga.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 238-246, jan.-mar. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836332

Objetivo:

analisar a prevalência da Síndrome de Burnout em profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Métodos:

Pesquisa descritiva, transversal e quantitativa, da qual participaram 32 profissionais. Os dados foram coletados por meio do Inventário Maslach de Burnout e analisados no SPSS for Windows. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE n° 0040.0.045.000-11.

Resultados:

Para a equipe como um todo, houve escores altos para Desgaste Emocional (28,1%), Despersonalização (21,9%) e Incompetência Profissional (28,1%) (escore reverso). Na equipe médica, o Desgaste Emocional e Despersonalização foram maiores quando comparado a equipe de enfermagem; e em Incompetência Profissional os escores foram mais elevados para os técnicos de enfermagem.

Conclusão:

A produção de maior conhecimento sobre a temática pode contribuir no cotidiano destes profissionais, visto que a síndrome manifestou-se entre os profissionais do presente estudo.
Biblioteca responsável: BR1208.1