Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos com doença de Alzheimer: como vivem e percebem a atenção na estratégia saúde da família / Ancianos con la enfermedad de Alzheimer: cómo vivir y como darse cuenta de atención en la estrategia salud de la família / Elderly with alzheimer’s disease: how they live and notice the attentionin the health strategy of the family

Goyanna, Natália Frota; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Brito, Maria da Conceição Coelho; Mourão Netto, José Jeová; Gomes, Diógenes Farias.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 379-386, abr.-jun. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836353

Objetivo:

Compreender como vivem os idosos com Alzheimer e as suas percepções sobre as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo realizado com dez idosos que concordaram em dar informações. Utilizou-se dois formulários para a avaliação, o Índice de Katz e Mini Exame do Estado Mental. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UVA com o parecer nº 608.721.

Resultados:

Os idosos eram, em sua maioria, do sexo feminino, casados e analfabetos. Apresentavam comprometimento cognitivo e alguns eram independentes na prática das atividades da vida diária. Existem fragilidades na adaptação dos domicílios, porém percebem-se esforços dos familiares no ajuste do espaço. Os idosos demonstraram relativa satisfação quanto à atenção dispensada na ESF.

Conclusão:

Infere-se a importância de um cuidado que potencialize a melhoria da condição de vida, independência e autonomia do idoso.
Biblioteca responsável: BR1208.1