Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promovendo autocuidado em clientes em hemodiálise: aplicação do diagrama de Nola Pender / Promoción del autocuidado en pacientes en hemodiálisis: aplicación del diagrama de Nola Pender / Promoting self-care in clients on hemodialysis: application of Nola Pender’s diagram

Xavier, Brunno Lessa Saldanha; Santos, Iraci dos; Silva, Frances Valéria Costa e.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 545-550, abr.-jun. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836374

Objetivo:

evidenciar a convivência do cliente com doença renal crônica em hemodiálise a partir da aplicação da teoria Modelo de Promoção da Saúde (MPS) de Nola Pender.

Método:

Descritivo com delineamento intragrupo sem oficina de autocuidado com 48 clientes, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, de 2013 a 2014. Evidenciou-se o comportamento de autocuidado no diagrama características e experiências individuais; cognições e afetos específicos do comportamento de maior importância motivacional, representando categorias modificáveis mediante ações de enfermagem.

Resultados:

As orientações de enfermagem conduziram os indivíduos para adquirir comportamentos de MPS, visando o atendimento de suas necessidades de bem-estar, pois estes valorizam o viver. A oficina estimulou o desenvolvimento da consciência reflexiva, proporcionando condições para reflexões sobre sua realidade e harmonização com o viver.

Conclusão:

As orientações ensejam condições para que o indivíduo adquira um comportamento de promoção da saúde, reverberando no atendimento de suas necessidades de autocuidado e bem-estar.
Biblioteca responsável: BR1208.1