Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiro do trabalho na prevenção da silicose: uma revisão integrativa / Enfermero de trabajo en prevención de la silicosis: una revisión integradora / Occupational health nurse in the prevention of silicosis: an integrative review

Duarte, Severina Silvana Soares; Sousa, Eliane Leite de; Brito, Edva Duarte; Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de; Moreira, Maria Rosilene Cândido.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 592-598, abr.-jun. 2017. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836378

Objetivo:

averiguar a divulgação do conhecimento sobre silicose e identificar ações do enfermeiro do trabalho para sua prevenção.

Métodos:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases dedados LILACS, SciELO, BDENF e PubMed, utilizando-se os descritores “silicose”, “enfermagem do trabalho” e “pneumoconiose”, nos idiomas português, inglês e espanhol, dos anos de 2004 a 2014. Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão e responderam as questões norteadoras.

Resultados:

Os artigos selecionados abordam a silicose, estimam sua prevalência, delineiam o perfil dos portadores, descrevem os principais sintomas, identificam fatores de risco associados e avaliam a qualidade de vida dos acometidos.

Conclusão:

A silicose é um problema de saúde pública com alta prevalência, que necessita de estratégias específicas para seu controle e prevenção, especialmente aquelas desenvolvidas no âmbito da enfermagem do trabalho.
Biblioteca responsável: BR1208.1