Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acuidade visual no manejo do diabetes mellitus: preparo da dose de insulina / Visual acuity in the management of diabetes mellitus: preparation of the insulin dose

Carvalho, Gerdane Celene Nunes; Júnior Freire de Freitas, Roberto Wagner; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Zanetti, Maria Lúcia; Damasceno, Marta Maria Coelho.
Acta paul. enferm ; 30(1): 25-30, jan.-fev. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-837827
Resumo Objetivo Avaliar a acuidade visual para perto das pessoas que preparam doses de insulina. Métodos Estudo transversal, realizado em 20 Unidades Básicas de Saúde, no período de abril de 2013 a janeiro de 2015. A amostra por conveniência foi constituída por 65 pacientes com diabetes mellitus e 35 cuidadores responsáveis pelo preparo da dose de insulina. Utilizou-se um formulário contendo variáveis sociodemográficas e clínicas, e o cartão de Jaeger. Resultados A acuidade visual para perto no preparo de doses de insulina estava diminuída em 40% nos pacientes e 20% nos cuidadores. Houve associação estatisticamente significante entre acuidade visual para perto diminuída e classe econômica (p=0,032) e faixa etária (p=0,024) para pacientes, e acuidade visual para perto diminuída e idade (p=0,024) para os cuidadores. Conclusão A acuidade visual para perto esteve comprometida e há necessidade de construção de protocolos específicos que possam ser utilizados na Atenção Primária.
Biblioteca responsável: BR1.1