Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores relacionados à autoeficácia na amamentação no pós-parto imediato entre puérperas adolescentes / Factors related with breastfeeding self-efficacy immediate after birth in puerperal adolescents

Guimarães, Carolina Maria de Sá; Conde, Raquel Germano; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos.
Acta paul. enferm ; 30(1): 109-115, jan.-fev. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-837829
Resumo Objetivo Verificar a associação entre a autoeficácia na amamentação e os fatores sociodemográficos e obstétricos das adolescentes. Métodos Estudo observacional, transversal e descritivo, desenvolvido no alojamento conjunto de uma maternidade pública no município de Ribeirão Preto, São Paulo. Os dados foram coletados no período de janeiro a julho de 2014, utilizando a versão brasileira da Breastfeeding Self-Efficacy Scale (BSES) que avaliou a autoeficácia na amamentação. Resultados Os níveis de autoeficácia mais elevados estavam associados às variáveis ter apoio da mãe ou da sogra no pós-parto (p=0,0083), amamentar na primeira hora de vida (p=0,0244) e estar em aleitamento materno exclusivo no momento da coleta de dados (p=0,0148). Conclusão O apoio da mãe ou da sogra recebido pela puérpera, a amamentação na primeira hora de vida e a prática do aleitamento materno exclusivo durante o período de admissão no alojamento conjunto, influenciaram os níveis de autoeficácia na amamentação entre as puérperas adolescentes.
Biblioteca responsável: BR1.1