Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prática de enfermeiras na promoção do aleitamento materno de adolescentes brasileiras / Nursing practices for breastfeeding promotion in Brazilian adolescents / Práctica de enfermeras en la promoción de la lactancia materna de adolescentes brasileñas

Leal, Caroline Cândido Garcia; Fonseca-Machado, Mariana de Oliveira; Oliveira, Lisiane Camargo Quialheiro de; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Leite, Adriana Moraes; Gomes-Sponholz, Flavia A.
Cienc. enferm ; 22(3): 97-106, set. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839759

Objetivo:

Identificar a prática das enfermeiras atuantes na rede municipal de saúde de Ribeirão Preto, SP, rela tiva à promoção do aleitamento materno para gestantes e/ou mães adolescentes. Material e

método:

Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada na rede básica de saúde de Ribeirão Preto, com 12 enfermeiras, em julho e agosto de 2009, por meio de entrevista semiestruturada e observação. Os dados foram analisados na modalida de temática da análise de conteúdo.

Resultados:

Identificamos as categorias "trabalho centrado na técnica, no recomendado e no biológico", "cotidiano do serviço de saúde na atenção às gestantes e/ou mães adolescentes" e "relação profissional de saúde e gestante e/ou mãe adolescente". As enfermeiras enfrentam o desafio da transfor mação da atenção centrada no procedimento em uma atenção focalizado no usuário. Ressaltam a preocupação em desenvolver uma relação de confiança, baseada na escuta e em incorporar questões relacionadas a dimensões sociais e subjetivas das gestantes e/ou mães adolescentes.

Conclusão:

São necessárias capacitação e educação permanentes em aleitamento materno, visando a um novo perfil de enfermeiros para a atenção integral das necessidades das adolescentes.
Biblioteca responsável: CL1.1