Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os desafios para a formulação, implantação e implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde / Challenges for the formulation, implantation and implementation of a National Health Surveillance Policy in Brazil

Guimarães, Raphael Mendonça; Meira, Karina Cardoso; Paz, Elisabete Pimenta Araújo; Dutra, Viviane Gomes Parreira; Campos, Carlos Eduardo Aguilera.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 22(5): 1407-1416, maio 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839957
Resumo O artigo é um ensaio com o objetivo de resgatar a evolução da vigilância em saúde como ação, modelo e sistema na história e trazer subsídios para o debate acerca da constituição da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). São resgatados elementos conceituais sobre o conceito de vigilância em saúde e sua evolução no Brasil ao longo dos anos, e é definida uma trajetória da construção do modelo de atenção, principalmente após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Pontua-se a possibilidade de utilização, como eixo norteador, do referencial das políticas públicas baseadas em evidência, e do uso de métodos conhecidos pela análise de situação de saúde, como as análises espaciais e de séries temporais. Ao final, são elencados as questões para a efetiva criação da PNVS e os desafios colocados, principalmente, para o executivo federal na condução deste processo.
Biblioteca responsável: BR1.1