Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effectiveness of an interdisciplinary program in patients with failed back surgery syndrome / Eficácia de um programa interdisciplinar em pacientes com síndrome pós-laminectomia / Eficacia de un programa interdisciplinario en pacientes con síndrome postlaminectomía

Forni, José Eduardo Nogueira; Cunha, Ana Marcia Rodrigues; Rocha, Carlos Eduardo D'aglio; Dias, Lilian Chessa; Foss, Marco Henrique D'all Aglio; Santos Junior, Randolfo dos; Araujo Filho, Gerardo Maria de; Martins, Marielza Regina Ismael.
Coluna/Columna ; 16(1): 48-51, Jan.-Mar. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-840156
RESUMO Objetivo: Avaliar os resultados de um programa interdisciplinar aplicado a pacientes com síndrome pós-laminectomia, visando melhora funcional, modulação da dor, redução de sintomas de ansiedade e depressão e aumento da qualidade de vida. Método: Trata-se de um estudo prospectivo não randomizado, com amostra constituída por um grupo de pacientes com síndrome dolorosa pós-laminectomia diagnosticados com dor persistente ou recorrente após cirurgias da coluna lombar (laminectomia e artrodese) encaminhados para interconsultas na Clínica da Dor (n= 26). Os instrumentos utilizados foram: Inventário Breve de Dor, Questionário Roland-Morris e Inventários Beck de ansiedade e depressão. Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado Questionário Genérico Whoqol-bref13 e o medo de se movimentar foi avaliado pela Escala Tampa para Cinesiofobia. Resultados: Houve predomínio de mulheres, a média de idade foi 42,3 ± 5,8 anos, 43% eram casados e a média de escolaridade foi de 7 ± 4,5 anos. O tempo médio de dor relatado foi de 8 ± 6,8 meses, além de níveis altos de ansiedade, depressão e cinesiofobia. Após a intervenção houve melhora significativa na percepção da qualidade de vida e de todos os parâmetros avaliados (p < 0,05) observando-se ganhos funcionais, assim como a diminuição do limiar de dor. Conclusão: A intervenção interdisciplinar nos pacientes com síndrome pós-laminectomia proporciona melhor desempenho funcional, diminui a intensidade da dor, os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida. A inclusão desta intervenção associada ao tratamento farmacológico pode desenvolver um estilo de vida ativo e independente.
Biblioteca responsável: BR1.1