Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proposal of nursing care plan in people hospitalized with AIDS / Proposta de plano de cuidados de enfermagem para pessoas internadas com Aids / Propuesta de plan de cuidados de enfermería para personas internadas con SIDA

Souza Neto, Vinicius Lino de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Silva, Cristiane da Costa; Negreiros, Rosangela Vidal de; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03204, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-842717
Resumo OBJETIVO Elaborar e validar uma proposta de plano de cuidados de enfermagem para pessoas internadas com Aids, em unidade de infectologia, utilizando a CIPE® versão 2015. MÉTODO Estudo transversal, seguido de validação de conteúdo, realizado com 20 enfermeiros e 120 pessoas, vivendo com Aids em uma unidade de infectologia de um hospital de doenças infectocontagiosas no Nordeste do Brasil. A trajetória metodológica foi realizada nas seguintes etapas elaboração dos diagnósticos, resultados de enfermagem; proposta inicial das intervenções de enfermagem; elaboração de um plano de cuidados; e validação do plano por especialistas. RESULTADOS Foram elaborados 42 diagnósticos; resultados e validados, 33, os quais apresentaram IVC > 0,80 (55,42%) entre os especialistas. A partir desse quantitativo, elaboraram-se 228 intervenções e 41 obtiveram um IVC > 0,80 (44,78%), consideradas validadas. CONCLUSÃO O estudo permitiu identificar e validar diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para aplicação na prática clínica, com vistas a subsidiar o processo de cuidado às pessoas com Aids.
Biblioteca responsável: BR41.1