Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Common mental disorders and associated factors: a study of women from a rural area / Transtorno mental comum e fatores associados: estudo com mulheres de uma área rural / Trastornos mentales comunes y factores asociados: estudio de las mujeres en una zona rural

Parreira, Bibiane Dias Miranda; Goulart, Bethania Ferreira; Haas, Vanderlei José; Silva, Sueli Riul da; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Parreira, Bibiane Dias Miranda; Goulart, Bethania Ferreira; Haas, Vanderlei José; Silva, Sueli Riul da; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03225, 2017. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-842732
Resumo OBJETIVO Identificar a prevalência do transtorno mental comum e analisar a influência de variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais e de saúde reprodutiva sobre o transtorno mental comum em mulheres em idade fértil, residentes na zona rural do município de Uberaba-MG, Brasil. MÉTODO Estudo observacional e transversal. Foram utilizados instrumentos de caracterização sociodemográfica, econômica, comportamental e de saúde reprodutiva, e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para identificar os transtornos mentais comuns. Na análise multivariada dos dados, foi utilizada a regressão logística múltipla. RESULTADOS Participaram do estudo 280 mulheres. A prevalência do transtorno mental comum foi de 35,7%. Na análise de regressão logística, as variáveis convivência com o companheiro e escolaridade, associaram-se ao transtorno mental comum, mesmo após o ajuste para as demais variáveis. CONCLUSÃO Os achados evidenciaram a associação de fatores sociais e comportamentais com o transtorno mental comum, entre mulheres rurais. A identificação e a assistência individualizada na atenção primária de saúde são essenciais para a qualidade de vida destas mulheres.
Biblioteca responsável: BR41.1