Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fragilidades na atenção ao potencial doador de órgãos: percepção de enfermeiros / Weaknesses in the care for potential organ donors: the perception of nurses / Deficiencias en la atención al potencial donante de órganos: la percepción de los enfermeros

Costa, Israel Ferreira da; Mourão Netto, José Jeová; Brito, Maria da Conceição Coelho; Goyanna, Natália Frota; Santos, Taciane Correia dos; Santos, Samara de Sena.
Rev. bioét. (Impr.) ; 25(1): 130-137, jan.-abr. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-843338
Resumo Objetivou-se conhecer a percepção de enfermeiros sobre fragilidades na atenção ao potencial doador de órgãos. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, envolvendo oito enfermeiros de hospital de referência. Entrevista semiestruturada foi utilizada e os resultados foram analisados conforme a técnica de análise do discurso. Emergiram duas categorias "percepção dos enfermeiros sobre o trabalho com potenciais doadores de órgãos" e "fragilidades na atenção aos potenciais doadores". Verificou-se atuação limitada no âmbito da organização de procura de órgãos. Entraves envolvem recursos humanos e financeiros, recusa familiar, elevado tempo de espera por exames e problemas estruturais. Assim, o trabalho nesta comissão está limitado a ações assistenciais, em detrimento das gerenciais. Os profissionais percebem fragilidades e temem interferência negativa. Há que se investir em estrutura e educação permanente para que isso se reflita em melhor atenção ao potencial doador e sua família.
Biblioteca responsável: BR1.1