Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores preditores para incapacidade funcional de idosos atendidos na atenção básica / Factores predictores para la incapacidad funcional de adultos mayores atendidos en la atención básica / Predictors for the functional incapacity of the elderly in primary health care

Pereira, Lívia Carvalho; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Beleza, Cinara Maria Feitosa; Andrade, Elaine Maria Leite Rangel; Silva, Maria Josefina da; Pereira, Antonio Francisco Machado.
Rev. bras. enferm ; 70(1): 112-118, jan.-fev. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-843601
RESUMO

Objetivos:

avaliar os fatores preditores para incapacidade funcional de idosos atendidos na atenção básica.

Método:

estudo transversal, do qual participaram 388 idosos, realizado em três Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se o Índice de Katz e a escala de Lawton. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

Quanto ao grau de dependência para Atividades Básicas, 90,2% eram menos independentes para vestir-se; e para as Atividades Instrumentais, 77,1% dos idosos foram menos independentes para fazer trabalhos manuais. A incapacidade funcional para atividades básicas esteve associada à idade e à cor; as atividades instrumentais, à idade, à escolaridade, à renda do idoso e à autoavaliação de saúde.

Conclusão:

deve-se atentar para a avaliação global da pessoa idosa, com vistas a adequar planos de cuidados voltados para a preservação da autonomia dos idosos e para a promoção do envelhecimento ativo.
Biblioteca responsável: BR1.1