Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health literacy for people living with HIV/Aids: an integrative review / Letramento em saúde para pessoas com HIV/Aids: revisão integrativa / La alfabetización en salud para las personas que viven con el VIH/SIDA: una revisión integradora

Cunha, Gilmara Holanda da; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Rev. bras. enferm ; 70(1): 180-188, jan.-fev. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843610
RESUMO

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido por pesquisas sobre o letramento em saúde de pessoas com HIV/Aids.

Método:

uma revisão integrativa da literatura, utilizando seis bancos de dados, foi desenvolvida entre janeiro e abril de 2014. Os descritores Aids e Letramento em Saúde foram utilizados, em Português, Inglês e Espanhol. Um total de 130 artigos foram encontrados e 14 foram selecionados. Três categorias foram identificadas tecnologias educacionais e letramento em saúde sobre HIV/Aids; avaliação do letramento em saúde de pacientes com HIV/Aids; e letramento em saúdee adesão ao tratamento antirretroviral.

Resultados:

a análise do letramento em saúde, status socioeconômico e nível educacional de pessoas com HIV/Aids foi essencial para a implementação de estratégias educacionais que aumentaram a adesão às orientações de saúde.

Conclusão:

este estudo mostrou a importância do letramento em saúde no trabalho com pessoas com HIV/Aids, principalmente considerando indivíduos que não possuem as condições mínimas necessárias para sobrevivência, o que promove e torna a pesquisa do tema relevante.
Biblioteca responsável: BR1.1