Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Multi-professional team's perception of nurses' competences in liver transplantations / Percepción del equipo multiprofesional sobre las competencias del enfermero en el trasplante hepático / Percepção da equipe multiprofissional sobre as competências do enfermeiro no transplante hepático

Negreiros, Francisca Diana da Silva; Pequeno, Alice Maria Correia; Garcia, José Huygens Parente; Aguiar, Maria Isis Freire de; Moreira, Tatiana Rebouças; Flor, Maria José Nascimento.
Rev. bras. enferm ; 70(2): 242-248, Mar.-Apr. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843649
RESUMO

Objetivo:

descrever a percepção da equipe multiprofissional sobre as competências do enfermeiro no programa de transplante hepático.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com participação de 12 profissionais da equipe do transplante hepático de um hospital de referência. Para interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de análise temática.

Resultados:

os profissionais avaliaram as competências desenvolvidas pelo enfermeiro como proativa, autônoma, criativa, humanizada, que sabe trabalhar em equipe, tomar decisões e administrar conflitos.

Conclusão:

este estudo possibilitou revelar que os membros da equipe multiprofissional percebiam o enfermeiro como um profissional capaz de articular e integrar os saberes "conhecer, fazer, ser e conviver", possibilitando uma assistência com qualidade ao candidato e ao receptor de transplante hepático, como também aos seus familiares e/ou cuidadores em todas as fases do perioperatório.
Biblioteca responsável: BR1.1