Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retirement decision-making influenced by family and work relationships / A tomada de decisão da aposentadoria influenciada pelas relações familiares e laborais

Figueira, Desirée Ariane Modos; Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Gvozd, Raquel; Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 20(2): 206-213, Mar.-Apr. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-843849
Resumo

Objetivo:

desvelar a influência das relações familiares e laborais na tomada de decisão da aposentadoria.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida com 16 pré-aposentados de uma instituição universitária pública localizada no norte do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados entre julho a novembro de 2012, em três grupos de reflexão, os quais discutiram aspectos relacionados à aposentadoria. A análise dos dados deu-se pela técnica de análise de conteúdo. Para o embasamento teórico dos resultados, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

das análises dos discursos surgiram duas categorias A influência das relações familiares na tomada de decisão da aposentadoria e A influência das relações laborais na tomada de decisão da aposentadoria.

Conclusão:

Vivências na família e no trabalho influenciam na tomada de decisão da aposentadoria, que ganham maior importância quando o pré-aposentado não possui projetos de vida para a pós-carreira, indicando a importância da participação do trabalhador em estratégias de preparação para a aposentadoria durante a vida laboral.
Biblioteca responsável: BR1.1