Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Necessidades de saúde das mulheres feirantes: acesso, vínculo e acolhimento como práticas de integralidade / Necesidades de las mujeres de feria: acceso, enlaces y recepción como las prácticas integridad / Health needs of street market saleswomen: access, connection and welcoming as integral practices

Magalhães, Ana Hirley Rodrigues; Parente, José Reginaldo Feijão; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Pereira, Ivna de Holanda; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Guimarães, Raquel Xavier.
Rev. gaúch. enferm ; 37(spe): e20160026, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-845188
RESUMO Objetivo Analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público de um município do Nordeste do Brasil. Método Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com quinze mulheres feirantes de um mercado público. A produção de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, de abril a maio de 2016. Resultados Os dados foram analisados mediante a técnica análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática “Necessidades de acesso aos serviços de saúde e práticas profissionais humanizadas”. As mulheres participantes do estudo destacaram a garantia do acesso, vínculo e acolhimento como práticas propulsoras para o reconhecimento das necessidades de saúde, enfrentamento do processo saúde-doença e integralidade do cuidado. Conclusões O acolhimento com identificação das necessidades e produção de vínculo contribuirá para que as feirantes se reconheçam como sujeitos de suas necessidades, fortalecendo sua autonomia, o empoderamento e o autocuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1