Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of the culture of safety in public hospitals in Brazil / Evaluación de la cultura de seguridad en hospitales públicos en Brasil / Avaliação da cultura de segurança em hospitais públicos no Brasil

Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Arruda, Lidyane Parente; Nascimento, Nayanne Karen Pinheiro do; Sampaio, Renata Lopes; Cavalcante, Maria Lígia Silva Nunes; Costa, Ana Carolina Pinto.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 25: e2849, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-845309
RESUMO

Objetivo:

avaliar a cultura de segurança em três hospitais públicos.

Método:

estudo transversal realizado em três hospitais públicos brasileiros, desenvolvido com profissionais de saúde aplicando-se o Safety Attitudes Questionnaire (SAQ). Foram considerados positivos escores maiores ou iguais a 75.

Resultados:

participaram do estudo 573 profissionais, incluindo técnicos e auxiliares de enfermagem 292 (51%), enfermeiros 105 (18,3%), médicos 59 (10,3%), e outros profissionais 117 (20,4%). A média do SAQ variou entre 65 a 69 nos três hospitais. No entanto, entre os domínios, Satisfação no trabalho apresentou maior escore e o oposto foi observado no domínio Percepção da gerência. Os profissionais terceirizados apresentaram melhor percepção da cultura de segurança do que os profissionais estatutários. Os profissionais de nível superior apresentaram melhor percepção dos fatores estressores do que os profissionais de nível médio.

Conclusão:

o nível de cultura de segurança encontrado é abaixo do ideal. As ações gerenciais são consideradas o principal contribuinte para a fragilidade da cultura, entretanto os profissionais demonstraram-se satisfeitos com o trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1