Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of home vegetable gardening on the household availability of fruits and vegetables / Efeito do cultivo de hortas domiciliares sobre a disponibilidade domiciliar de frutas e hortaliças

Gomes, Fabio da Silva; Silva, Gulnar Azevedo e; Castro, Inês Rugani Ribeiro de.
Rev. Nutr. (Online) ; 30(2): 245-260, Mar.-Apr. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-845583
RESUMO

Objetivo:

Analisar o efeito do plantio de sementes e mudas de temperos ou hortaliças sobre a disponibilidade domiciliar de frutas e hortaliças no âmbito de um estudo de intervenção. Este combinou diversas ações de promoção do consumo de frutas e hortaliças em múltiplos cenários, como práticas educativas, visitas domiciliárias, distribuição de sementes e mudas de temperos ou hortaliças.

Métodos:

Foram analisados dados de 70 famílias selecionadas por meio de uma amostra estratificada. Esses dados permitiram inferir sobre o universo de 1.743 famílias que viviam em três comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. Três grupos definidos a posteriori foram comparados não receberam sementes e mudas durante a intervenção; receberam mas não plantaram as sementes e mudas; e receberam e plantaram as sementes e mudas.

Resultados:

Dentre as famílias que não cultivavam frutas e hortaliças antes da intervenção, aquelas que receberam e plantaram sementes e mudas atingiram um aumento na disponibilidade domiciliar de frutas e hortaliças (Δ=+5,8 pontos percentuais) até três vezes maior (p<0,05) do que os experimentados pelas famílias que não receberam sementes e mudas (Δ=+1,8 pontos percentuais) ou que receberam mas não plantaram (Δ=+2,3 pontos percentuais). Dentre as famílias que já possuíam frutas e/ou hortaliças plantadas antes da intervenção, ao comparar os diferentes grupos, não foram encontradas diferenças na disponibilidade domiciliar de frutas e hortaliças.

Conclusão:

O plantio de sementes e mudas entregues às famílias que não cultivavam frutas e hortaliças antes da intervenção contribuiu para o efetivo aumento da disponibilidade domiciliar de desse tipo de alimento.
Biblioteca responsável: BR13.3