Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

INADEQUATE PRACTICE RELATED OF THE PAPANICOLAOU TEST AMONG WOMEN / PRÁCTICA INADECUADA DE MUJERES SOBRE LA PRUEBA DE PAPANICOLAOU / PRÁTICA INADEQUADA DE MULHERES ACERCA DO PAPANICOLAOU

Malta, Elainy Fabrícia Galdino Dantas; Gubert, Fabiane do Amaral; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Chaves, Emília Soares; Silva, João Marcos Ferreira de Lima; Beserra, Eveline Pinheiro.
Texto & contexto enferm ; 26(1): e5050015, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-846342
RESUMO

Objetivo:

identificar os fatores relacionados à prática inadequada do exame Papanicolaou em mulheres do interior do Nordeste brasileiro.

Método:

estudo transversal, no qual se utilizou o inquérito conhecimento, atitude e prática, no período de junho e outubro de 2013, com 240 mulheres entre 24 e 59 anos.

Resultados:

observaram-se inadequações, principalmente no conhecimento, pois, apesar de possuírem informações sobre o exame, utilizavam-no apenas para detectar doenças sexualmente transmissíveis. No quesito prática, percebeu-se que mulheres solteiras de até 29 anos apresentam maiores chances de prática inadequada do que aquelas com maior idade/casadas, aumentando a probabilidade de desenvolver câncer do colo do útero. A maior dificuldade para a realização do exame foi devido à falta de material (68,1%).

Conclusão:

o esclarecimento às mulheres acerca do exame necessita de comunicação efetiva entre usuárias e equipe de saúde, além da garantia e suporte à continuidade do cuidado dos gestores.
Biblioteca responsável: BR17.1