Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COMPARISON OF BREASTFEEDING SELF-EFFICACY BETWEEN ADOLESCENT AND ADULT MOTHERS AT A MATERNITY HOSPITAL IN RIBEIRÃO PRETO, BRAZIL / COMPARACIÓN DE LA AUTOEFICACIA DE LA LACTANCIA MATERNA ENTRE MADRES ADOLESCENTES Y ADULTAS EN UNA MATERNIDAD DE RIBEIRÃO PRETO, BRAZIL / COMPARAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA NA AMAMENTAÇÃO ENTRE PUÉRPERAS ADOLESCENTES E ADULTAS EM UMA MATERNIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, BRASIL

Guimarães, Carolina Maria de Sá; Conde, Raquel Germano; Brito, Bruna Cremasco de; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos.
Texto & contexto enferm ; 26(1): e4100015, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-846345
RESUMO

Objetivo:

verificar e comparar a autoeficácia na amamentação entre puérperas adolescentes e adultas no pós-parto imediato.

Método:

estudo observacional, transversal e comparativo, realizado no alojamento conjunto em uma maternidade, no município de Ribeirão Preto, São Paulo. A coleta de dados foi realizada de janeiro a julho de 2014. Participaram do estudo 306 puérperas adultas e 94 puérperas adolescentes. Para avaliar a autoeficácia na amamentação, foi utilizada a versão brasileira da Breastfeeding Self-Efficacy Scale. O teste t de Student foi usado para comparar os valores de autoeficácia entre os grupos participantes. Foi considerado um nível de significância de 5% (p=0,05).

Resultados:

entre os dois grupos, a maioria (54%) apresentou autoeficácia elevada, e a diferença entre os escores não foi estatisticamente significativa (p=0,3482).

Conclusão:

os profissionais devem estar atentos à autoeficácia na amamentação, direcionando ações específicas aos grupos de mulheres adolescentes e adultas, favorecendo assim o aumento dos índices de aleitamento.
Biblioteca responsável: BR17.1