Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das atividades de educação em saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal / Analysis of health education activities performed by oral health teams / Análisis de las actividades de educación en salud realizadas por los equipos de salud bucal

Mendes, Janice Dávila Rodrigues; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Dias, Maria Socorro de Araújo; Bezerra, Mirna Marques; Mourão Netto, José Jeová; Fernandes, Daniel Rodrigues.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 30(1): 13-21, 29/03/2017.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-846642

Objetivo:

Analisar as atividades de Educação em Saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal que estão inseridas na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Métodos:

A pesquisa classificou-se em exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O referencial teórico de Educação em Saúde utilizado foi a Educação Popular. O estudo foi realizado em Centros de Saúde da Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e escolas no município de Sobral, Ceará, Brasil, entre os meses de novembro de 2013 e janeiro de 2014. Participaram do estudo 17 profissionais das equipes de saúde bucal. Os dados foram coletados por meio de entrevista contendo questões norteadoras e observação simples, sendo processados por meio da Análise do Discurso.

Resultados:

A concepção de Educação em Saúde referida majoritariamente pelos profissionais relaciona-se com o modelo tradicional. As atividades educativas realizadas não são sistematizadas para todo o município e estão condicionadas a programas ministeriais. A integração entre as equipes de saúde bucal e as equipes de saúde da família, no que diz respeito às atividades para escolares, é um processo ainda em construção, não estando consolidado na ESF.

Conclusão:

É necessário o desenvolvimento de políticas mais intensivas de formação de profissionais de saúde, que considerem a Educação Popular e o uso de metodologias ativas de ensino como método nas suas formações. Este estudo poderá contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, podendo, assim, possibilitar a construção de um novo olhar sobre a Educação em Saúde.
Biblioteca responsável: BR1881.9