Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tensão entre o modelo biomédico e a estratégia saúde da família: a visão dos trabalhadores de saúde / Tension between the biomedical model and the family health strategy: the health worker's vision

Esmeraldo, Geordany Rose de Oliveira Viana; Oliveira, Lúcia Conde de; Esmeraldo Filho, Carlos Eduardo; Queiroz, Danielly Maia de.
Rev. APS ; 20(1): 98-106, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-848754
Este estudo tem como objetivo analisar os modelos de atenção existentes na atenção básica e suas repercussões no processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no município de Fortaleza-CE, com catorze sujeitos, dentre eles, trabalhadores da saúde, coordenadores e informantes-chave. Para coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e análise documental, e para análise dos dados, o método de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram a coexistência do modelo biomédico tradicional e da ESF, cujas práticas ainda não correspondem, em sua plenitude, à proposta substitutiva de reorganização do modelo. Diferentemente da percepção dos trabalhadores de saúde, os coordenadores ainda se norteavam por concepções do modelo biomédico tradicional hegemônico, alicerçadas em práticas estritamente assistencialistas. Considera-se que é necessário alinhar essas percepções, para possibilitar novas formas de gestão e de intervenção em saúde, de modo que a organização do processo de trabalho das equipes esteja em consonância com as diretrizes da ESF, permitindo a concretização da longitudinalidade do cuidado e o reordenamento da rede de atenção, funções expressamente assumidas pela atenção básica.
Biblioteca responsável: BR378.1