Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autopercepção sobre saúde bucal e sua relação com utilização de serviços e prevalência de dor de dente / Self-perception on oral health and its relationship with use of services and prevalence of tooth ache

Santos, Letícia Mendes; Noro, Luiz Roberto Augusto; Roncalli, Angelo Giuseppe; Teixeira, Ana Karine Macedo.
Rev. Ciênc. Plur ; 2(2): 14-27, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-848962

Introdução:

Autopercepção em saúde abrange a compreensão que o indivíduo possui sobre o seu próprio estado de saúde, baseando-se em experiências anteriores e no contexto social, cultural e histórico em que está inserido.

Objetivo:

Analisar a autopercepção em saúde bucal de adolescentes e adultos jovens com 17-21 anos no município de Sobral-CE, relacionando-a com a utilização de serviços odontológicos e prevalência de dor de dente.

Métodos:

Estudo transversal aninhado à terceira onda da coorte de saúde bucal, desenvolvida no ano de 2012, com 482 participantes, a partir de questionário validado pelo Projeto SB Brasil 2010.

Resultados:

Houve associação entre classificação da saúde bucal autorreferida com mastigação, aparência de dentes e gengiva e necessidade de tratamento. Além disso, autopercepção sobre a mastigação teve associação com dor de dente e a necessidade de tratamento autorreferida com a utilização de serviços e dor de dente.

Conclusões:

A percepção sobre saúde bucal de adolescentes e adultos jovens está relacionada com a estética, função mastigatória e a necessidade de tratamento. Esse quadro sinaliza a preferência da utilização dos serviços odontológicos em casos de dor em detrimento de procedimentos preventivos. Seria importante que o planejamento em saúde bucal fosse orientado não somente por dados normativos, mas que incluísse a percepção da população para que as ações propostas fossem mais coerentes e aceitáveis pelos usuários (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1