Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capoterapia como lazer e atividade física lúdica para idosos: uma percepção dos capoterapeutas / Capotheraphy as leisure and ludic physical activity for elderly peoples: a perception of capotherapysts

Prazeres, Maria Márcia Viana; Mendes, Marilda Teixeira; Sousa, Ioranny Raquel Castro de; Mazzocante, Rafaello Pinheiro; Maciel, Demerson Godinho; Ribeiro, Claudia; França, Nanci Maria de; Sampaio, Tânia Mara Vieira.
Licere (Online) ; 19(4)dez, 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-848987
A Capoterapia tem em sua fundamentação o aspecto lúdico como elemento primordial para a adesão desta atividade física pelas pessoas idosas em seu momento de lazer. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de um grupo de capoterapeutas acerca dos benefícios da Capoterapia para idosos. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com 11 capoterapeutas, por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados incluíram transcrição e categorização das entrevistas e análise de conteúdo. As categorias com suas subcategorias foram Dimensão Psicológica autoestima e autoeficácia; Dimensão Física bem-estar corporal e habilidade física; Sociabilidade viagem e solidariedade e Ludicidade musicalidade e memória. A Capoterapia como atividade física de caráter lúdico contribui para a melhoria de diversos aspectos da vida dos idosos em seus momentos de lazer.
Biblioteca responsável: BR1878.9