Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ergonomia, desenvolvimento e trabalho sustentável: um olhar para a saúde do trabalhador / Ergonomics, development and sustainable work: a look for worker's health

Bonfatti, Renato José; Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel de; Ferreira, Aldo Pacheco.
Rev. bras. med. trab ; 15(3): 257-266, jul.-set. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859426

Contexto:

O Relatório Brundlandt (Nosso Futuro Comum), de 1987, ao enunciar o conceito genérico de desenvolvimento sustentável, deixou para os sucessivos formuladores nos campos político, acadêmico e social a produção das bases técnicas da sustentabilidade. Nestas, a categoria saúde do trabalhador foi negligenciada.

Objetivo:

No presente texto discutiu-se a relevância central que o trabalho e sua relação com a saúde têm na constituição de uma sustentabilidade amparada no respeito à vida e à saúde dos que trabalham.

Métodos:

Baseada no paradigma científico qualitativo e no método dialético, a pesquisa teórica e empírica desenvolvida neste trabalho deu-se a partir da perspectiva da epistemologia, a qual se apoia em três princípios básicos o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o interativo do processo de pesquisa e a significação da singularidade como nível da produção do conhecimento, por meio de um processo dialógico.

Resultados:

Diante das análises, procedeu-se a uma discussão epistemológica sobre a saúde do trabalhador perante o desenvolvimento sustentável.

Conclusão:

Foi identificado que o ideário do desenvolvimento sustentável implica o envolvimento visceral da ergonomia e das demais áreas do conhecimento comprometidas com o trabalho, de forma a alicerçar o conceito em sua plenitude.
Biblioteca responsável: BR1.1