Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acidentes de trabalho com material biológico em trabalhadores de serviços de saúde / Accidentes de trabajo con material biológico en trabajadores de servicios de salud / Occupational accidents with biological material among healthcare workers

Arantes, Manoel Carlos; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Marcon, Sonia Silva; Rossaneis, Mariana Angela; Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante; de Oliveira, Samuel Andrade.
Cogit. Enferm. (Online) ; 22(1): 01-08, jan.-mar.2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-859610
Objetivou-se caracterizar os acidentes de trabalho com material biológico em trabalhadores de serviços de saúde. Estudo retrospectivo, quantitativo, realizado em um hospital secundário referência para o atendimento de acidentes com material biológico, localizado no norte do Paraná. Os dados foram coletados de dezembro de 2013 a junho de 2014, em 1.061 prontuários de trabalhadores da saúde e nas fichas de registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, analisados por meio de estatística descritiva. Dentre os 1.061 acidentes de trabalho com material biológico, 58,1% ocorreram com auxiliares e técnicos de enfermagem, dos quais 82,7% eram do sexo feminino. O principal material orgânico presente em 86,1% dos acidentes foi o sangue, 88,2% ocorreram por meio de exposição percutânea, 66,1% envolveram a utilização de agulhas com lúmen e 21,9% foram decorrentes do descarte inadequado de material perfurocortante. Faz-se necessário implementar medidas preventivas, direcionadas à equipe de enfermagem (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9