Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clown- o palhaço como intervenção e humanização em saúde / The clown as intervention and health humanization

Silva, Cristiane Pavanello Rodrigues; Conceição, Ana Paula da; Chagas, Ana Paula dos Santos.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(4): 352-359, out-dez/2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-875513

Introdução:

A humanização na saúde é uma relação efetiva de cuidados, que se evidenciam na acolhida, na sensibilidade, no respeito e na compreensão do doente e não somente da doença. Ressalta-se a importância do voluntariado nas organizações, cujo trabalho pode beneficiar a transformação do ambiente na direção da humanização.

Objetivo:

descrever a percepção dos participantes do grupo de voluntários "Doutoralhaços" com o trabalho de Clown como intervenção na saúde.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, de campo, com análise de conteúdo, em São Paulo, amostra de 13 participantes. Foi aplicado instrumento específico dados sociodemográficos e questionário aberto, estruturado, para avaliação da percepção dos voluntários.

Resultados:

Houve 56,5% de adesão, com 100% de percepção "satisfatória" com o trabalho do grupo com ênfase na humanização e na integração; 33% citaram a percepção da melhora na resposta ao tratamento, 61,5% referiram não ter dificuldades relacionadas aos profissionais de saúde, com boa receptividade, ênfase na importância da humanização, presente no trabalho voluntário; ficou evidente o reconhecimento do grupo perante os profissionais; 11,8% dos participantes relataram a necessidade de atenção e humanização, também, para os familiares e profissionais da saúde, de forma lúdica, com redução do foco no estresse da dor e da doença.

Conclusão:

a humanização é ponto chave do bem-estar do paciente, um olhar holístico para além da doença, para um ser biopsicossocial e espiritual. A intervenção de saúde, por meio do Clown, é factível no ambiente hospitalar à medida que permite humanizar e estimular a recuperação do ser humano de forma ampla e integrada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2