Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A teoria das representações sociais sob a ótica das pesquisas de enfermagem no Brasil / The theory of social representations under the optics of nursing research in Brazil

Silva, Silvio Eder Dias da; Santos, Arielle Lima dos; Costa, Joel Lobato da; Cunha, Natacha Mariana Farias da; Araújo, Jeferson Santos; Moura, Adriana Alaíde Alves.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(3): 272-276, jul.-set. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-875628

Introdução:

O campo de estudos da Psicologia Social relacionado à Enfermagem vem ocupando espaço a cada vez maior em termos de qualidade e quantidade em sua investigação científica, em que as representações sociais são uma modalidade de conhecimento particular os entre indivíduos, cuja teoria trabalha com o cognitivo do indivíduo e sua interação no meio social atuando em sua transformação; é reconhecida como um grupo que reapresenta e constrói uma realidade.

Objetivo:

Analisar a produção científica da Enfermagem brasileira à luz da teoria das representações sociais de Serge Moscovici.

Método:

Trata-se de um estudo bibliométrico cujo principal objetivo é entender o campo de determinados estudos, finalizando com a análise dos dados realizada de forma descritiva, utilizando como aporte o programa Microsoft Excel com material de análise extraído do banco de dados do Centro de Estudos e pesquisa em Enfermagem(CEPEn), em que foram identificadas 94 dissertações e 39 teses entre os anos de 2010 a 2015.

Resultados:

O desenvolvimento da teoria é apresentado segundo seu idealisador teórico. Após a análise dos resumos dispostos no banco de dados evidenciaram-se como principais os resultados relacionados aos cuidados de enfermagem e aos cuidados em saúde, de forma crescente. São temas que apresentam relevância na área da saúde, com um efeito particular na enfermagem, uma vez que o enfermeiro é tido como o profissional que entra em contato direto com o ser que necessita de cuidados.

Conclusão:

O crescimento dos estudos que empregam a TRS sobre a investigação de enfermeiros vem evoluindo e apresentando significativa melhora no decorrer dos anos.
Biblioteca responsável: BR1780.2