Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluación de vídeos educativos producidos en Brasil sobre diarrea infantil: estudio documental / Avaliação de vídeos educativos produzidos no Brasil sobre diarreia infantil: estudo documental / Evaluation of educational videos produced in Brazil about infant diarrhea: a documental study

Nascimento, Ludmila Alves do; Joventino, Emanuella Silva; Andrade, Lucilande Cordeiro de Oliveira; Gomes, Ana Lúcia Araújo; Ximenes, Lorena Barbosa.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 13(3): 311-320, September 2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-875777

Objetivo:

Caracterizar vídeos educativos produzidos no Brasil relacionados à prevenção ou ao manejo da diarreia infantil.

Método:

Estudo do tipo documental, que avaliou 25 vídeos educativos quanto ao conteúdo e às informações técnicas.

Resultados:

Constatou-se que 60% dos vídeos foram produzidos nos anos 90 e nenhum possuía acessibilidade para deficientes auditivos. Quanto às medidas preventivas da patologia, 52% dos vídeos mencionaram o tratamento da água para consumo e 48% a lavagem das mãos. O aleitamento materno foi mencionado em 80% dos vídeos como fator protetor para esse agravo. A autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil fez-se presente em 28% dos vídeos. Discussão A produção dos vídeos concentrou-se nos anos 90, devido à intensa mobilização para a redução da mortalidade infantil no Brasil.

Conclusão:

Constatou-se a necessidade de produção de novos vídeos acerca da temática, inserindo a autoeficácia no contexto da prevenção da diarreia infantil.(AU)
Biblioteca responsável: BR13.9
Localização: BR1342.1