Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do conhecimento sobre Vigilância em Saúde entre os profissionais do Sistema Único de Saúde, Uberlândia, Minas Gerais / Knowledge assessment on Health Surveillance among professionals of the Unified Health System, Uberlândia, Minas Gerais

Pinto, Daniel Silva; Pereira, Boscolli Barbosa; Limongi, Jean Ezequiel.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(1): 37-43, jan.-mar./2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-875792

Introdução:

A Vigilância em Saúde (VS) deve estar inserida em todos os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a garantir atenção integral à saúde.

Objetivo:

verificar o nível de conhecimento dos profissionais do SUS do município de Uberlândia-MG em relação a VS.

Métodos:

Os profissionais foram questionados durante o Ciclo Municipal de Vigilância e Atenção Básica em Saúde, curso que tinha como objetivo principal a integração da VS e a Atenção Básica do município. Foram aplicados questionários contendo 17 variáveis sobre VS. Uma escala do tipo Likert foi utilizada para avaliação do conhecimento. O tempo de serviço no SUS e formação do profissional foi relacionado com o conhecimento.

Resultados:

Entre os participantes do ciclo, 266 responderam completamente o questionário. Destes, 160 (60,2%) possuíam ensino superior completo, e 106 (39,8%) nível fundamental, médio ou técnico. Para todas as variáveis, não houve diferença significativa tanto em relação ao conhecimento dos profissionais de nível superior e não superior, bem como quanto ao tempo de serviço no SUS. Independentemente da formação, em média o conhecimento foi considerado insuficiente em 15 (88,2%) variáveis.

Conclusões:

Estes resultados nos remetem a duas problemáticas recorrentes no SUS falha na integração da VS aos serviços de atenção básica a saúde e necessidade de educação permanente efetiva durante a carreira profissional. Esta situação afeta sobremaneira o desenvolvimento de ações de VS, visto que os serviços, sobretudo de atenção básica, compreendem um espaço ideal para sua execução. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2