Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico dos casos de sífilis congênita em um município de médio porte no nordeste brasileiro / Epidemiological profile of cases of congenital syphilis a mid-sized municipality of Brazilian northeast

Lima, Valdênia Cordeiro; Mororó, Raquel Martins; Martins, Maria Aparecida; Ribeiro, Sâmia Maria; Linhares, Maria Socorro Carneiro.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(1): 56-61, jan.-mar./2017. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-875846

Introdução:

A sífilis congênita é ocasionada pela transmissão vertical da bactéria, Treponema pallidum, ou seja, da gestante para o concepto por via transplacentária. É considerada como sendo um sério problema de saúde pública.

Objetivo:

Analisar o perfil epidemiológico dos casos de sífilis congênita no município de Sobral, Ceará.

Metodologia:

Levantamento epidemiológico, descritivo utilizando dados secundários com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir das notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, referentes ao período de 2008 a 2013. Foram analisadas variáveis sociodemográficas das gestantes, acompanhamento da gestação e relacionadas ao recém-nascido.

Resultados:

Foram diagnosticados e notificados 119 casos de sífilis congênita, sendo possível observar que a partir do ano de 2010 o número de casos aumentou substancialmente, passando de 9 casos para 45 em 2013. A incidência anual variou de 1,8 casos/1000 nascidos vivos, em 2008, a 13,8 casos/1000 nascidos vivos, em 2013. Quanto às características da assistência pré-natal, 115 gestantes realizaram pré-natal (96,6%) e 74 (62,1%) mulheres tiveram o diagnóstico da sífilis na gestação, sendo que apenas oito (6,7%) tiveram o tratamento de forma adequada.

Conclusão:

O perfil da sífilis congênita do município estudado aponta para uma aceleração da incidência de casos no período analisado, embora dados mais recentes de 2015 apresentem redução significativa da notificação. A ocorrência dos casos da SC está amplamente relacionada com falhas no tratamento das gestantes infectadas, carecendo de preenchimento de lacunas no pré-natal que reforçam estratégias de prevenção dos casos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2