Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Calidad de la información ofrecida a los pacientes quirúrgicos com cáncer abdominal / Qualidade da informação oferecida a pacientes cirúrgicos com câncer abdominal / Quality of information given to surgical patients with abdominal cancer

Silva, Daniela Guimarães Ferreira da; Souza, Ana Lucia Lira Pessoa de; Martins, Thalyta Cassia de Freitas; Pedrosa, Thais Martins; Muzi, Camila Drumond; Guimarães, Raphael Mendonça.
Invest. educ. enferm ; 35(2): 221-231, June 15, 2017. tab, tab, tab, tab, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-876268
Objetivo. Avaliar a necessidade de informação em pacientes portadores de neoplasias abdominais. Método. A amostra foi composta por 100 pacientes internados em enfermaria cirúrgica, destinada aos pacientes portadores de neoplasias abdominais do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva/INCA, no período entre junho e dezembro de 2016. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário versão Português- Brasil QLQ-INFO25 da EORTC. Resultados. De uma forma geral, para a maioria dos itens, os pacientes demonstraram satisfação com a quantidade de informação recebida. Destacam-se os itens referentes à doença, exames, tratamento e informações gerais, com mais de 80% de média. Entretanto, para alguns itens há insatisfação na quantidade de informação recebida, especialmente aqueles ligados à causa da doença, aspectos do cuidado extra- hospitalar e domiciliar, diferentes locais de cuidado e aspectos de autoajuda, com grau de satisfação inferior a 40%. Conclusão. Apesar do alto nível de satisfação das informações recebidas, observou-se que quase a totalidade dos pacientes gostaria de mais informações, o que nos leva a acreditar que oferecer continuamente informações a respeito do tratamento e do processo evolutivo da doença, deve ser um processo constante no cuidado destes pacientes. (AU)
Biblioteca responsável: CO103.1