Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil do acompanhante de idosos hospitalizados: avaliação da atuação no cuidado e recuperação geriátrica / Profile of the hospitalized elderly companion: evaluation of the performance in the care and geriatric recuperation

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da; Veloso, Naiara Eveline Brito; Teles, Mariza Alves Barbosa; Oliveira, Karla Chistiane Freitas; Oliveira, Maricy Kariny Soares; Alves, Elaine Cristina Santos.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 48-53, jan-mar.2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876355

Introdução:

o processo de envelhecimento no Brasil vem aumentando gradativamente devido a mudanças nos últimos 30 anos, as quais são decorrentes da redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida.

Objetivo:

identificar o perfil do acompanhante de idosos hospitalizados e avaliar a sua atuação no cuidado e na recuperação.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 28 acompanhantes de idosos internados na Clínica Médica de uma instituição hospitalar. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de epidemiologia descritiva simples não paramétrica e não probabilística.

Resultados:

observouse prevalência de acompanhantes do sexo feminino; faixa etária entre 40-49 anos, e filhas do idoso internado. A maioria não recebe remuneração e assume o papel de acompanhante no hospital e no domicílio. Entre as atividades realizadas no cuidado ao idoso hospitalizado, o suporte emocional foi o mais prevalente (85,7%), e 35,7% informaram que é importante a presença do acompanhante para auxiliar no processo de cuidar. O fator facilitador foi o interesse em participar do cuidado.

Conclusão:

a participação efetiva dos acompanhantes no cuidado do idoso hospitalizado minimiza o transtorno decorrente da internação e amplia os benefícios desta participação para o bem-estar do idoso e sua recuperação. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2