Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characterization of the intensity of effort of blind athletes from the Brazilian Football 5-A-Side national team / Caracterização da intensidade de esforço dos atletas cegos da seleção brasileira de futebol de cinco

Souza, Ramon Pereira; Alves, José Manuel Vilaça Maio; Gorla, José Irineu; Novaes, Giovanni; Cabral, Soraia Izabel Correa; Neves, Eduardo Borba; Nogueira, Claudio Diehl.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 4(4): 218-226, out.-dez./2016. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-876822

Introdução:

O Futebol de 5 é um esporte praticado por atletas cegos, que participa das Paraolimpíadas desde 2004. A seleção Brasileira foi considerada a melhor equipe do mundo nessa modalidade entre os anos de 2004 e 2016.

Objetivo:

analisar as variações da intensidade de esforço (média por posição e média do grupo) realizados pelos atletas cegos da Seleção Brasileira de Futebol de 5 durante seis simulações de partidas oficiais (coletivos).

Métodos:

A amostra desta pesquisa é do tipo intencional, constituída por oito jogadores cegos do sexo masculino, com idades que variam de 21 a 30 anos (23,8±3,3) convocados para a Seleção Brasileira de Futebol de 5, que disputaram as Paraolimpíadas na Inglaterra em 2012. Foram avaliados o VO2máx e a Frequência Cardíaca durante as seis simulações de partidas oficiais.

Resultados:

A intensidade de esforço dos atletas cegos da Seleção Brasileira de Futebol de 5 é intermitente por permanecer 52,5% do tempo total de uma partida desta modalidade (50 minutos) com intensidade de esforço entre as zonas 2 (entre o Limiar Ventilatório e o Ponto de Compensação Respiratória) e zona 3 (acima do Ponto de Compensação Respiratória), atingindo uma média de 89,8% da FC máx.

Conclusão:

A intensidade de esforço é maior que o Futebol de 11 e, que no Futsal. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2