Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização da produção científica sobre meditação na área da Saúde e na Enfermagem: revisão de literatura / Characterization of scientific production of meditation in Health and Nursing: literature review

Esper, Marcos Venicio; Gnatta, Juliana Rizzo; Silva, Maria Júlia Paes da.
Cad. naturol. terap. complem ; 5(8): 39-46, 2016.
Artigo em Português | MTYCI | ID: biblio-876967

Introdução:

A meditação tem sido reconhecida na literatura científica como prática complementar de saúde e como uma técnica útil para tratar doenças orgânicas e psíquicas.

Objetivo:

Este estudo objetivou caracterizar o panorama das publicações acerca do tema "meditação", considerando país de origem, idioma, subárea do conhecimento, tipo de estudo e resultado da técnica. Material e

Métodos:

Revisão de literatura para a qual os dados foram coletados em janeiro de 2014 por meio de consultas às seguintes bases de dados Embase, Lilacs, Pubmed e Scielo. A busca limitou-se a estudos publicados entre 2001 a 2014, e não houve restrição de idioma.

Resultados:

Dos 170 artigos avaliados, a maior parte é proveniente dos Estados Unidos e Reino Unido, havendo predomínio da língua inglesa a da subárea medicina. O principal desenho de pesquisa adotado foi o ensaio clínico e, cerca de 70,0% dos estudos obtiveram resultados positivos. Considerações finais Há uma discrepância entre o número de publicações sobre meditação em nível internacional em comparação ao nacional e pouca expressividade das publicações de Enfermagem sobre meditação.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1