Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Absenteísmo, rotatividade e indicadores de qualidade do cuidado em enfermagem: estudo transversal / Absenteeism, turnover, and indicators of quality control in nursing care: a transversal study

Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda; Sousa, Fernando Sérgio Pereira de; Santiago, Jenifa Cavalcante dos Santos; Bezerra, Indara Cavalcante; Morais, Jamine Borges de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(2): 119-129, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-876997

Objetivo:

analisar os índices de absenteísmo e rotatividade e sua relação com indicadores de qualidade assistenciais.

Método:

estudo transversal, quantitativo, realizado com registros de ausências/trocas de 59 profissionais de enfermagem de unidade de terapia intensiva; registro dos indicadores de qualidade/incidência e prontuários dos 108 pacientes internados no período da coleta. Utilizou-se coeficiente de correlação linear entre indicadores de gestão e de qualidade assistencial.

Resultados:

médias das taxas de absenteísmo alcançaram 9,41% (enfermeiros) e 12,52% (técnicos); índices de rotatividade alcançaram 2,53% (enfermeiros) e 3,57% (técnicos). Houve correlação forte (r>0,7) entre rotatividade dos enfermeiros e incidência de extubação acidental (p=0,464); taxa de absenteísmo dos técnicos e perda de sonda nasoenteral (p=0,300); lesão por pressão (p=0,100) e perda de cateter central (p=0,200) que também foi correlacionado com taxa de absenteísmo dos enfermeiros (p=0113).

Conclusão:

Os resultados elucidados subsidiam condutas para a gestão de pessoas e melhoria da assistência, visando reduzir danos ao paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR13.9
Localização: BR1342.1