Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre polifarmácia e adesão ao tratamento farmacológico em pacientes com diabetes / Association between polypharmacy and the adherence to pharmacological treatment in patients with diabetes

Penaforte, Kiarelle Lourenço; Araújo, Samila Torquato; Fernandes, Virginia Oliveira; Barbosa, Islene Victor; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Montenegro Júnior, Renan Magalhães.
Rev Rene (Online) ; 18(5): 631-638, set. - out. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-877289

Objetivo:

avaliar a ocorrência da polifarmácia e sua associação com a adesão ao tratatamento farmacológico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Métodos:

estudo transversal realizado com 235 portadores de diabetes mellitus tipo 2 por meio de entrevista sobre os dados sociodemográficos e clínicos, a terapêutica medicamentosa prescrita e a adesão ao tratamento. Para análise dos dados foram utilizados os testes t de Student e quiquadrado, com nível de significância p<0,05.

Resultados:

a polifarmácia foi evidenciada em 88,4% dos casos com predomínio da moderada. Foram utilizados, em média, 7,5 comprimidos por pessoa dentre os 19 tipos de fármacos prescritos. A adesão à terapêutica prescrita foi relatada por 88,2% dos pacientes avaliados e não houve associação com a polifarmácia (p=0,266).

Conclusão:

foi verificado que a polifarmácia é uma condição de elevada prevalência e não está associada a pior adesão à terapêutica. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1