Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complicações micro e macrovasculares em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 em atendimento ambulatorial / Micro and macro vascular complications in people with type 2 diabetes mellitus in outpatient care

Almeida, Valéria Cristina Delfino de; Araújo, Samila Torquato; Negreiros, Francisca Diana da Silva; Aguiar, Maria Isis Freire de; Moreira, Tatiana Rebouças; Crispim, Ana Paula Plácido.
Rev Rene (Online) ; 18(6): 787-793, nov. - dez 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-877692

Objetivo:

analisar os fatores relacionados às complicações micro e macrovasculares em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.

Métodos:

pesquisa documental, com 134 prontuários de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Realizada análise estatística bivariada (Qui-quadrado de Pearson e teste de Fisher), com significância estatística se p<0,05.

Resultados:

a frequência de complicações microvasculares foi 50,7%, sendo a retinopatia a mais encontrada (61,7%). Houve associação estatística entre o grupo com mais de 10 anos de doença e a presença de retinopatia. A cardiopatia foi uma das complicações macrovasculares mais frequentes (69,0%). Quanto à utilização de insulinoterapia em monoterapia, houve significância na presença de nefropatia e doença vascular.

Conclusão:

resultados com significância estatística relacionaram o surgimento de complicações com o tempo de doença, destacando-se a presença de retinopatia diabética. Verificou-se que quanto menor a escolaridade, maior é o surgimento da doença vascular. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1