Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação Geriátrica Ampla e sua Utilização no Cuidado de Enfermagem a Pessoas Idosas / Wide Geriatric Assessment and its use in Nursing care for the Elderly

Saraiva, Luciana Braga; Santos, Suziane Naíris de Souza Arruda dos; Oliveira, Francisco Ariclene; Moura, Denizielle de Jesus Moreira; Barbosa, Rachel Gabriel Bastos; Almeida, Arisa Nara Saldanha de.
J. health sci. (Londrina) ; 19(4)30/10/2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-877795
O envelhecimento humano é considerado um fenômeno populacional reconhecidamente heterogêneo e multidimensional. Objetivou-se, nesse estudo, investigar a utilização da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) como subsídio para o processo de cuidar em enfermagem a pessoas idosas, em uma Caixa de Autogestão em Saúde, na cidade de Fortaleza-CE. Trata-se de um estudo documental, transversal, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta de 70 prontuários de acompanhamento de idosos acima de 80 anos. A coleta dos dados ocorreu, por meio de um formulário semiestruturado, realizada no período de maio a junho de 2015. Constatou-se que 50% dos participantes apresentaram mais de oito anos de estudo. Verificou-se, ainda, que 57,1% são independentes para as atividades de vida diária (AVDs) e que 78,6% dos domicílios estão adequados para redução de risco de quedas. Dentre as comorbidades clínicas existentes, a hipertensão arterial está presente em 22%, seguida de Diabetes Mellitus, com 14,3%. Considera-se, nesse estudo, que a perda funcional ainda se constitui como uma condição de atenção ao cuidado de enfermagem para a população idosa, porquanto pode causar fraturas, síndrome da imobilidade, aumento do grau de dependência, depressão, isolamento social, dentre outras questões referentes ao processo de senilidade, implicando, desse modo, a necessidade de atuação de forma contínua e dinâmica em estratégias de educação em saúde a essa parcela crescente da população. (AU)
Biblioteca responsável: BR1896.9