Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efectividad de un programa en la carga de cuidado para cuidadores familiares en tres grupos culturalmente diversos / Effectiveness of a Caregiving Program for Family Caregivers in three Culturally Diverse Groups

Barreto Zorza, Yenny Marcela; Enríquez Guerrero, Carolina; Velásquez Gutiérrez, Vilma.
MedUNAB ; 20(1): 28-38, 2017. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-878007

Introdução:

o envelhecimento da população devido à transição demográfica e epidemiológica, afeta a dependência das atividades do cotidiano do idoso, exigindo constantemente o atendimento de pessoas chamadas "cuidadoras", em quem é gerada uma carga que afeta sua saúde física e mental.

Objetivo:

Avaliar a eficácia de um programa de cuidados para cuidadores familiares em três grupos culturalmente diversos.

Metodologia:

pesquisa quantitativa, tipo analítico, com base nos resultados de três estudos quase-experimentais de grupos de cuidadores familiares de idosos funcionalmente dependentes. Os participantes foram 88 cuidadores de três municípios Bogotá, Cáqueza e Guapi, em um programa educacional com ações de cuidados culturalmente adaptadas. A informação foi coletada com o Zarit Load Scale, antes e depois da implementação do programa, foi realizado um teste de classificação Wilcoxon em cada um dos três grupos. Os aspectos éticos foram considerados.

Resultados:

O programa educacional para cuidadores familiares teve um efeito estatisticamente significativo na carga de cuidados dos cuidadores de Cáqueza (valor p 0.014), possivelmente porque o programa responde a uma das necessidades prioritárias desses cuidadores que cuidam a si mesmos , contrariamente ao encontrado em Bogotá e Guapi. O que sugere continuar estudos com programas para cuidadores com perspectiva cultural.

Conclusão:

a obtenção de resultados estatisticamente significantes nos cuidadores de Cáqueza sugere que eles tenham uma melhor rede de apoio familiar e de vizinhança, e é por isso que eles cuidam do programa com maior dedicação, completude e disposição do tempo...(AU)
Biblioteca responsável: CO179.9