Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em saúde na atenção básica: uma análise das ações com hipertensos / Health education in primary care: an analysis of actions with hypertension patients

Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Farias, Quitéria Larissa Teodoro; Nascimento, Florência Gamileira; Cavalcante, Ana Suelen Pedroza; Mira, Quitéria Lívia Muniz; Queiroz, Maria Veracy Oliveira.
Rev. APS ; 20(2): 253-262, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-878917
A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção básica no Brasil e constitui-se como uma estratégia no cuidado à clientela hipertensa, atuando na prevenção e redução dos agravos decorrentes da doença. Considerando o exposto, este artigo objetiva analisar a produção científica sobre educação em saúde voltada à clientela hipertensa no cenário da mudança de Programa Saúde da Família para Estratégia Saúde da Família. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, utilizando-se os descritores Hipertensão, Educação em Saúde e Atenção Primária à Saúde. Após leitura minuciosa e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 18 manuscritos pertinentes ao tema proposto. Os achados evidenciaram que a mudança do modelo assistencial da Atenção básica, de PSF para ESF, impulsionou o aumento de pesquisas referentes à temática, sendo a Enfermagem a categoria profissional mais atuante nesta vertente. As ações educativas constituem-se, em sua maioria, por oficinas e rodas de conversas, com destaque para palestras, o que denota a representação antiga de educação em saúde, pautada no simples repasse de informações. No entanto, em alguns estudos, as metodologias ativas se sobressaíram em relação às metodologias tradicionais, observando-se resultados positivos no enfrentamento da hipertensão. Conclui-se que o desenvolvimento de ações educativas voltadas à clientela hipertensa tem contribuindo na qualificação do fazer profissional e no aprimoramento dos serviços de saúde, contudo são necessárias novas estratégias educativas que sejam condizentes com a realidade dos usuários hipertensos, favorecendo a promoção da saúde e a qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR378.1