Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vínculo de las puérperas con sus hijos y experiencias del parto / Vinculação das puérperas com seus filhos e experiências do parto / Puerperae bonding with their children and labor experiences

Souza, Lara Helk; Soler, Zaida Aurora Sperli Geraldes; Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes; Sasaki, Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos.
Invest. educ. enferm ; 35(3): 364-371, October 15, 2017. Tab 1, Tab 2
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-878979
Objetivo. Analisar o grau de vinculação das puérperas com seus filhos, tanto isoladamente quanto associado às experiências durante e após o parto. Métodos. Estudo de corte transversal, realizado com a participação de 200 puérperas de uma maternidade de São José do Rio Preto, Brasil. Para a avaliação do vínculo mãe-filho utilizou-se a escala Mother-to-Infant Bonding Scale (MIBS). Resultados. A média de idade das puérperas foi de 26.4 anos, com predomínio da raça branca (60.0%), o estado civil casadas (87.5%) e ensino médio (51.5%). O parto foi por cesárea em 80.0% dos casos, houve ausência de dor durante o trabalho de parto em 68.0% e apenas 54% efetuaram contato pele a pele imediatamente após o parto. O tipo de parto e a dor não alteraram de forma significativa o vínculo materno, a ausência de contato pele a pele influenciou de forma negativa este vínculo. Conclusão. As puérperas participantes apresentaram um alto grau de vínculo com seus bebês que está relacionado principalmente a uma história de contato pele a pele. Enfermeiros devem promover estratégias que promovam o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido na sala de parto.
Biblioteca responsável: CO103.1