Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de gestantes diagnosticadas com sífilis / Profile of pregnant women diagnosed with syphilis

Silva, Maria Adelane Monteiro da; Mesquita, Anna Larissa Moraes; Martins, Keila Maria Carvalho; Naka, Amanda Akemi Ribeiro; Vasconcelos, Mayara Nascimento de; Araújo Júnior, David Gomes.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 29(2): 54-58, 20171010.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-878998
A sífilis é uma doença que acomete a humanidade desde o século XV, porém continua sendo um problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil.

Objetivo:

Traçar o perfil sociodemográfico e gineco-obstétrico de gestantes diagnosticadas com sífilis nas maternidades de um município do estado do Ceará.

Método:

Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizado durante o ano de 2013 e a população correspondeu a 50 gestantes com diagnóstico de sífilis admitidas nas maternidades. A coleta de dados deu-se pelo preenchimento de formulário elaborado com base no instrumento de Siqueira (2004), preenchido a partir dos cartões ou cadernetas de pré-natal. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e discutidos com base em literatura pertinente.

Resultados:

Das gestantes 46,3% possuíam união estável, 36% ensino fundamental incompleto, 30% eram diaristas e 86% tinham renda mensal de um salário mínimo ou menos. Em relação aos dados obstétricos 36% apresentaram 2 gestações anteriores, 18% tiveram aborto e 44% diagnóstico de Infecção Sexualmente Transmissível em algum momento da vida. Sobre o pré-natal, 88% fizeram seis ou mais consultas e apenas 32% realizaram o tratamento adequado.

Conclusão:

A população mais prevalente com sífilis é jovem, com pouco poder aquisitivo e baixa escolaridade. Os dados gineco-obstétricos caracterizaram histórico de gestações anteriores e de alguma intercorrência.
Biblioteca responsável: BR846