Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interação entre nematicidas e herbicidas pré-emergentes no desenvolvimento inicial da cultura da cana-de-açúcar / Interaction between nematicides and pre-emergent herbicide in the initial development of sugar cane / Interacción entre nematicidas y herbicidas pre emergentes en el desarrollo inicial de la cultura de caña de azúcar

Taira, Fábio Akira; Carraschi, José Vinicius; Quinaia, Anderson Cleiton; Izidoro Junior, Adão; Silva, Elizeu Junior da; Schwengber, Raiane Pereira; Lopes, Ana Daniela; Valle, Juliana Silveira do; Gomes, Simone de Melo Santana.
Arq. ciênc. vet. zool. UNIPAR ; 20(2): 57-63, jan-mar. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-879641
O objetivo do trabalho foi avaliar a interação do herbicida tebuthiuron (Combine® 500 SC), com nematicidas carbofuram (Furadan® 350 SC) e benfuracarbe (Pottente®), aplicados no plantio da cultura da cana-de-açúcar (RB 867515). O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Paranaense, em Umuarama ­ PR, no período de abril a agosto de 2014. Foi instalado em vasos com capacidade para 4,5 L, contendo uma planta por vaso, em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos testemunha (T1), sem aplicação de produtos; aplicação isolada de carbofuran (T2); aplicação isolada de benfuracarbe (T3); aplicação isolada de tebuthiuron (T4); aplicação combinada de carbofuran e tebuthiuron (T5) e aplicação combinada de benfuracarbe e tebuthiuron (T6). O experimento foi submetido a duas avaliações, 45 e 90 dias após o plantio (DAP) sendo que na primeira, as variáveis avaliadas foram altura da parte aérea, número de folhas e número de plantas daninhas por vaso, e, na segunda, altura da parte aérea; número de folhas; número de plantas daninhas; massa fresca e seca da parte aérea; massa fresca do sistema radicular; população final total de nematoides por vaso, calculada pelo somatório de nematoides nas raízes e solo. Quanto ao número de folhas, o tratamento T4 demonstrou fitotoxicidade aos 45 DAP. Os tratamentos T3, T5 e T6 apresentaram as maiores massa fresca e seca da parte área da cana, demonstraram ausência de interação antagônica entre as combinações do herbicida com os nematicidas aos 90 DAP. Os tratamentos T3 e T5 foram eficientes no controle populacional de P. zeae.(AU)
Biblioteca responsável: BR1532.9